page.title=Notificações
page.tags="notifications","design","L"
@jd:body
Notificação ao usuário DevBytes: Notificações na pré-visualização do desenvolvedor do Android LDocumentos do desenvolvedor
Notificações no Android 4.4 e em anteriores
Vídeo
O sistema de notificações permite que os usuários se mantenham informados sobre eventos relevantes e imediatos no aplicativo, como novas mensagens de bate-papo de um amigo ou um evento de calendário. Pense nas notificações como um canal de notícias que alerta o usuário sobre eventos importantes à medida que acontecem ou sobre um registro que grava eventos enquanto o usuário não está prestando atenção — e que é sincronizado conforme apropriado em todos os dispositivos Android dele.
No Android 5.0, as notificações recebem atualizações importantes: em termos estruturais, visuais e funcionais:
Observação: o projeto de notificação nesta versão do Android é uma mudança significativa em relação às versões anteriores. Para obter informações sobre o projeto de notificação em versões anteriores, consulte Notificações no Android 4.4 ou em anteriores.
Esta seção aborda as partes básicas de uma notificação e como elas podem aparecer em diferentes tipos de dispositivos.
No mínimo, todas as notificações consistem em um layout básico, incluindo:
Notificações criadas com {@link android.app.Notification.Builder Notification.Builder} para versões anteriores da plataforma têm a mesma aparência e o mesmo funcionamento no Android 5.0, com apenas mudanças menores de estilo que o sistema entrega a você. Para obter mais informações sobre notificações em versões anteriores do Android, consulte Notificações no Android 4.4 ou em anteriores.
Você pode escolher o nível de detalhe que as notificações de seu aplicativo devem fornecer. Elas podem mostrar as primeiras linhas de uma mensagem ou exibir uma visualização de imagem maior. As informações adicionais fornecem ao usuário mais contexto e — em alguns casos — podem permitir que o usuário leia uma mensagem em sua totalidade. O usuário pode pinçar para aproximar ou afastar a vista ou realizar deslizamento de um dedo para alternar entre os layouts compacto e expandido. Para notificações de um evento, o Android fornece três modelos de layout expandido (texto, caixa de entrada e imagem) para usar em seu aplicativo. As imagens a seguir mostram como se parecem notificações de um evento em dispositivos portáteis (à esquerda) e usados junto ao corpo (à direita).
O Android tem suporte para ações opcionais que são exibidas na parte inferior da notificação. Com ações, os usuários podem tratar as tarefas mais comuns para determinada notificação de dentro da sombra da notificação sem precisar abrir o aplicativo de origem. Isso acelera a interação e, em conjunto com deslizar-para-descartar, ajuda os usuários a se concentrarem em notificações que sejam importantes.
Tenha cuidado com o número de ações que inclui em uma notificação. Quanto mais ações incluir, maior será a complexidade cognitiva criada. Limite-se ao menor número possível de ações, incluindo apenas as ações efetivamente mais importantes e significativas.
Boas candidatas a ações em notificações são ações que:
Evite ações que sejam:
Você pode especificar no máximo três ações, cada uma consistindo em um ícone e um nome de ação. Adicionar ações a um layout básico simples torna a notificação expansível, mesmo se a notificação não tiver um layout expandido. Como as ações são exibidas apenas para notificações expandidas e que ficam de outra forma ocultas, certifique-se de que qualquer ação que um usuário possa invocar de dentro de uma notificação esteja disponível também dentro do aplicativo associado.
Quando uma notificação de alta prioridade chega (veja à direita), ela é apresentada aos usuários por um período curto com um layout expandido mostrando possíveis ações.
Depois desse período, a notificação recua para a sombra de notificação. Se a prioridade de uma notificação for marcada como Alta, Máxima ou tela cheia, ela receberá uma notificação heads-up.
Bons exemplos de notificações heads-up
Para notificações de itens enviados por outra pessoa (como uma mensagem ou atualização de status), inclua a imagem da pessoa usando {@link android.app.Notification.Builder#setLargeIcon setLargeIcon()}. Anexe também informações sobre a pessoa nos metadados da notificação (consulte {@link android.app.Notification#EXTRA_PEOPLE}).
O ícone principal de sua notificação ainda é mostrado, portanto, o usuário pode associá-lo ao ícone visível na barra de status.
Quando o usuário toca no corpo de uma notificação (fora dos botões de ação), abra o aplicativo no lugar em que o usuário possa visualizar e agir sobre os dados referenciados na notificação. Na maioria dos casos, será a exibição detalhada de um único item de dado, como uma mensagem, mas também poderá ser uma vista resumida se a notificação estiver empilhada. Se o aplicativo levar o usuário a qualquer lugar abaixo do nível superior do aplicativo, insira a navegação na pilha de retorno do aplicativo para que o usuário possa pressionar o botão Voltar do sistema para voltar ao nível superior. Para obter mais informações, consulte Navegação para o seu aplicativo pelos widgets de página inicial e notificações no padrão de projeto de Navegação.
O Android tem suporte para um sinalizador de prioridade para notificações. Esse sinalizador permite influenciar o local em que a notificação é exibida em relação a outras notificações e ajuda a garantir que os usuários sempre vejam primeiro as notificações mais importantes. Você pode escolher entre os seguintes níveis de prioridade ao publicar uma notificação:
Prioridade |
Uso |
|
Use para notificações críticas e urgentes que alertam o usuário sobre uma condição que depende do tempo ou que precisa ser resolvida antes que o usuário possa continuar com uma determinada tarefa. |
|
Use principalmente para comunicações importantes, como uma mensagem ou eventos de bate-papo com conteúdo particularmente interessante para o usuário. Notificações de alta prioridade acionam a exibição de uma notificação heads-up. |
|
Use para todas as notificações que não recaiam em nenhuma das outras prioridades descritas aqui. |
|
Use para notificações sobre as quais deseja que o usuário seja informado, mas que sejam menos urgentes. Notificações de baixa prioridade tendem a ser exibidas na parte inferior da lista, o que as torna uma boa opção para coisas como atualizações públicas ou sociais não direcionadas: o usuário pediu para ser notificado sobre elas, mas essas notificações nunca devem ter precedência sobre comunicações urgentes ou diretas. |
|
Use para informações contextuais ou de histórico, como informações sobre clima ou informações contextuais de localização. Notificações de prioridade mínima não aparecem na barra de status. O usuário as descobre expandindo a sombra da notificação. |
DEFAULT
, HIGH
e MAX
são níveis de prioridade de interrupção e arriscam
interromper a atividade
do usuário. Para evitar irritar os usuários de seu aplicativo, reserve níveis de prioridade de interrupção para
notificações que:
Notificações definidas como LOW
e MIN
ainda podem
ser valiosas para o usuário: muitas, se não a maioria, das notificações não precisam demandar a atenção
imediata do usuário, ou vibrar o pulso do usuário, mas ainda contêm informações que o usuário
achará valiosas ao decidir procurar
notificações. Os critérios para notificações de prioridade LOW
e MIN
incluem:
Se a sua notificação recair em uma das categorias predefinidas (veja abaixo), atribua-a adequadamente. Aspectos da IU do sistema, como a sombra da notificação (ou qualquer outra escuta de notificação), podem usar essas informações para tomar decisões de classificação e filtragem.
Chamada recebida (voz ou vídeo) ou solicitação similar de comunicação síncrona |
|
Mensagem direta recebida (SMS, mensagem instantânea etc.) |
|
Mensagens assíncronas em lote (e-mail) |
|
Evento de calendário |
|
Promoção ou publicidade |
|
Alarme ou cronômetro |
|
Andamento de uma operação de execução longa em segundo plano |
|
Atualização de rede social ou de compartilhamento |
|
Erro em operação de segundo plano ou no status de autenticação |
|
Controle de transporte de mídia para reprodução |
|
Atualização do sistema ou do status do dispositivo. Reservado para uso do sistema. |
|
Indicação de serviço de segundo plano em execução |
|
Uma recomendação específica e oportuna para uma única coisa. Por exemplo, um aplicativo de notícias pode querer recomendar uma notícia que acredita que o usuário desejará ler em seguida. |
|
Informações contínuas sobre o dispositivo ou o status contextual |
Se uma notificação de um certo tipo já estiver pendente quando o aplicativo tentar enviar uma nova notificação do mesmo tipo, combine-as em uma única notificação de resumo para o aplicativo. Não crie um novo objeto.
Uma notificação de resumo cria uma descrição resumida e permite que o usuário entenda quantas notificações de um determinado tipo estão pendentes.
O que não fazer
O que fazer
Você pode fornecer mais detalhes sobre as notificações individuais que compõem um resumo usando o layout resumido expandido. Essa abordagem permite que os usuários entendam melhor quais notificações estão pendentes e decidam se estão interessados o suficiente para lê-las em detalhes dentro do aplicativo associado.
Os usuários devem sempre controlar as notificações. Permita que o usuário desative as notificações de seu aplicativo ou altere as propriedades de alerta, como som de alerta e se a vibração será usada, adicionando um item de configuração da notificação nas configurações do aplicativo.
Ao olhar para a área de notificação, o usuário deverá ser capaz de discernir que tipos de notificações estão atualmente pendentes.
O que fazer
Verifique os ícones de notificação que os aplicativos do Android já fornecem e crie ícones de notificação para o seu aplicativo que tenham aparência suficientemente distinta.
O que fazer
Use o estilo de ícone de notificação apropriado para ícones pequenos e o estilo de ícone de barra de ação da luminosidade do Material para os ícones de ação.
O que fazer
Mantenha os ícones visualmente simples, evitando detalhes excessivos que sejam difíceis de discernir.
O que não fazer
Coloque um alfa adicional (esmaecimento ou redução de intensidade) nos ícones pequenos e nos ícones de ação; eles podem ter bordas suavizadas, mas, como o Android usa esses ícones como máscaras (ou seja, somente o canal alfa é usado), a imagem normalmente deve ser desenhada com opacidade total.
O que não fazer
Use cores para distinguir o seu aplicativo dos outros. Ícones de notificação devem somente ser uma imagem com fundo branco sobre transparente.
Muitos dispositivos Android contêm um LED de notificação, que é usado para manter o
usuário informado sobre
eventos enquanto a tela está desligada. Notificações com um nível de prioridade de MAX
,
HIGH
ou DEFAULT
devem
fazer com que o LED brilhe, enquanto que os de prioridade mais baixa (LOW
e
MIN
) não devem.
O controle do usuário sobre as notificações deve se estender ao LED. Ao usar DEFAULT_LIGHTS, o LED brilhará na cor branca. Suas notificações não devem usar uma cor diferente, a não ser que o usuário as tenha explicitamente personalizado.
Para criar um aplicativo que os usuários amem, é importante projetar as notificações cuidadosamente. As notificações personificam a voz do seu aplicativo e contribuem para a personalidade dele. Notificações indesejadas ou irrelevantes podem irritar o usuário ou fazer com que ele reprove a quantidade de atenção que o aplicativo exige. Portanto, use notificações de forma cuidadosa.
Para criar um aplicativo que as pessoas gostem de usar, é importante
reconhecer que a atenção e o foco
do usuário são recursos que devem ser protegidos. Apesar de o sistema de
notificação do Android ter
sido projetado para minimizar o impacto das notificações na atenção do usuário,
ainda é
importante ter ciência do fato de que as notificações interrompem o
fluxo de tarefas do usuário.
Ao planejar as notificações, pergunte-se se elas são importantes o suficiente para
justificar uma interrupção. Se não tiver certeza, permita que o usuário decida se quer
uma notificação usando as configurações de notificação do seu aplicativo ou ajuste
o sinalizador de prioridade das notificações para LOW
ou MIN
para
evitar distrair o usuário enquanto ele faz
alguma outra coisa.
Apesar de aplicativos bem comportados geralmente se manifestarem apenas quando ocorre interação com eles, alguns casos justificam que o aplicativo interrompa o usuário com uma notificação não solicitada.
Use notificações principalmente para eventos que dependam de tempo, especialmente se esses eventos síncronos envolverem outras pessoas. Por exemplo, um bate-papo recebido é uma forma síncrona em tempo real de comunicação: outro usuário espera ativamente a resposta. Eventos de calendário são outro exemplo bom de quando usar uma notificação e atrair a atenção do usuário, pois o evento é iminente e eventos de calendário frequentemente envolvem outras pessoas.
Em muitos outros casos, notificações não são adequadas:
Notificações são indicadas por ícones na barra de status e podem ser acessadas abrindo a gaveta de notificações.
Tocar em uma notificação abre o aplicativo associado com o conteúdo detalhado que corresponde à notificação. Deslizar à esquerda ou à direita em uma notificação a remove da gaveta.
Notificações contínuas mantêm os usuários informados sobre um processo em andamento em segundo plano. Por exemplo, reprodutores de música anunciam a faixa em reprodução no sistema de notificação e continuam a fazer isso até que o usuário interrompa a reprodução. Notificações contínuas também podem mostrar ao usuário feedback sobre tarefas mais longas, como o download de um arquivo ou a codificação de um vídeo. Um usuário não pode remover manualmente uma notificação contínua da gaveta de notificações.
No Android 5.0, a tela de bloqueio não mostra controles de transporte por causa da classe {@link android.media.RemoteControlClient} obsoleta. Mas ela mostra notificações, portanto, a notificação de reprodução de cada aplicativo agora é a forma principal para que os usuários controlem a reprodução em um estado bloqueado. Esse comportamento dá aos aplicativos mais controle sobre quais botões exibir e de que forma, ao mesmo tempo em que fornece uma experiência consistente para o usuário, com a tela bloqueada ou não.
O seu aplicativo não deve criar uma caixa de diálogo ou um aviso se não estiver atualmente na tela. Uma caixa de diálogo ou um aviso deve ser exibido somente como uma resposta imediata ao usuário tomando uma ação dentro do seu aplicativo. Para obter orientação adicional sobre o uso de caixas de diálogo e avisos, consulte Confirmação e reconhecimento.
Notificações são notícias e, portanto, são essencialmente exibidas em ordem cronológica inversa, com consideração especial para a prioridade da notificação declarada no aplicativo.
Notificações são uma parte importante da tela de bloqueio e são exibidas proeminentemente sempre que a tela do dispositivo é exibida. O espaço na tela de bloqueio é restrito, portanto, é mais importante do que nunca identificar as notificações mais urgentes ou relevantes. Por esse motivo, o Android tem um algoritmo de classificação mais sofisticado para notificações, levando em conta:
Para aproveitar ao máximo essa classificação, concentre-se na experiência do usuário que deseja criar, e não em um determinado local na lista.
Como as notificações são visíveis na tela de bloqueio, a privacidade do usuário é uma consideração especialmente importante. Notificações frequentemente contêm informações sensíveis e não devem necessariamente estar visíveis para qualquer pessoa que ligar a tela do dispositivo.
Ao definir uma tela de bloqueio segura, o usuário poderá escolher ocultar detalhes sensíveis da tela de bloqueio segura. Nesse caso, a IU do sistema considerará o nível de visibilidade da notificação para descobrir o que pode ser exibido com segurança.
Para controlar o nível de visibilidade, chame
Notification.Builder.setVisibility()
e especifique um destes valores:
VISIBILITY_PUBLIC
.
Exibe o conteúdo inteiro da notificação.
Esse é o padrão do sistema se a visibilidade não for especificada.VISIBILITY_PRIVATE
.
Na tela de bloqueio, exibe informações básicas sobre essa notificação, incluindo o
ícone e o nome do aplicativo que a publicou. O restante dos detalhes da notificação não é exibido.
Alguns pontos a ter em mente são:
Notification.publicVersion
.
VISIBILITY_PRIVATE
, mas publicVersion
ainda pode
conter informações úteis, como "3 novas mensagens", sem outros detalhes
de identificação.
Notification.VISIBILITY_SECRET
. Mostra apenas as informações mínimas, excluindo até mesmo
o ícone da notificação.Notificações e suas ações são enviadas a dispositivos Wear por padrão. Os desenvolvedores podem controlar que notificações são enviadas do celular ao relógio e vice-versa. Os desenvolvedores também podem controlar quais ações são transmitidas. Se o seu aplicativo inclui ações que não podem ser executadas com um toque, oculte essas ações na sua notificação do Wear ou considere colocá-las em um aplicativo do Wear, permitindo que o usuário termine a ação no relógio.
Um dispositivo conectado, como um celular, pode transmitir notificações para um dispositivo Wear para que as notificações sejam exibidas nele. De forma similar, ele pode transmitir ações para que o usuário possa agir sobre as notificações diretamente do dispositivo Wear.
Transmitir
Não transmitir
Há algumas ações que só podem ser realizadas em Wear. Elas incluem: