page.title=Como gerenciar o ciclo de vida da atividade page.tags=ciclo de vida da atividade helpoutsWidget=true trainingnavtop=true startpage=true @jd:body
ActivityLifecycle.zip
Conforme o usuário navega, sai e retorna para o seu aplicativo, as instâncias {@link android.app.Activity} no aplicativo transitam entre diferentes estados no ciclo de vida. Por exemplo, quando a atividade começa pela primeira vez, ela fica em primeiro plano no sistema e tem o foco do usuário. Durante o processo, o sistema Android chama uma série de métodos do ciclo de vida na atividade, onde você define a interface do usuário e outros componentes. Se o usuário executa uma ação que inicia outra atividade ou alterna para outro aplicativo, o sistema chama outro conjunto de métodos do ciclo de vida em sua atividade conforme ela fica em segundo plano (onde a atividade já não está visível, mas a instância e seu estado permanecem intactos).
Dentro dos métodos de retorno de chamada do ciclo de vida, você pode declarar como a atividade deve se comportar quando o usuário sai e retorna da atividade. Por exemplo, se estiver construindo um reprodutor de vídeos de transmissão em sequência, você pode pausar o vídeo e encerrar a conexão da rede quando o usuário alternar para outro aplicativo. Quando o usuário retornar, será possível reconectar a rede e permitir que ele reinicie o vídeo de onde parou.
Essa lição explica a importância dos métodos de retorno de chamada do ciclo de vida que cada instância {@link android.app.Activity} recebe e como utilizá-los para que a atividade faça o que o usuário espera e não consuma recursos do sistema quando não estiver em uso.