page.title=Introdução ao Android @jd:body

O Android fornece uma estrutura de aplicativo rica que permite criar aplicativos e jogos inovadores para dispositivos móveis em um ambiente de linguagem Java. Os documentos listados na navegação à esquerda fornecem detalhes da criação de aplicativos usando as várias APIs do Android.

Se você é novo no desenvolvimento para Android, é importante que entenda os seguintes conceitos fundamentais sobre a estrutura de aplicativos do Android:

Aplicativos oferecem vários pontos de entrada

Aplicativos para Android são criados como uma combinação de componentes distintos que podem ser invocados individualmente. Por exemplo, uma atividade individual fornece uma única tela para a interface de usuário e um serviço realiza trabalho em segundo plano de forma independente.

De um componente, é possível executar outro componente usando uma intenção. É possível até mesmo iniciar um componente em um aplicativo diferente, como uma atividade em um aplicativo de mapas para mostrar um endereço. Esse modelo fornece vários pontos de entrada para um único aplicativo e permite que qualquer aplicativo se comporte como o "padrão" de um usuário para uma ação que outros aplicativos podem invocar.

Saiba mais:

Os aplicativos se adaptam a diferentes dispositivos

O Android fornece uma estrutura de aplicativo adaptativa que permite fornecer recursos exclusivos para diferentes configurações de dispositivos. Por exemplo, é possível criar diferentes arquivos XML de layout para diversos tamanhos de tela e o sistema determina qual layout deverá aplicar com base no tamanho da tela do dispositivo atual.

Você pode consultar a disponibilidade dos recursos do dispositivo em tempo de execução se qualquer recurso do aplicativo exigir hardware específico, como uma câmera. Se necessário, também é possível declarar recursos que o aplicativo exige, para que mercados como a Google Play Store não permitam a instalação em dispositivos que não sejam compatíveis com aquele recurso.

Saiba mais: